Hoje eu vou falar sobre os 3 maiores mitos sobre a atuação do Psicólogo, e que todo mundo já ouviu alguns mitos ou mesmo possui algumas ideias erradas sobre como funciona o trabalho dos psicólogos não é nenhuma novidade.

Isso é comum entre os próprios alunos do curso de Psicologia, maioria de nós ai ingressarmos no curso de psicologia temos uma ideia muito diferente do que realmente é o trabalho do psicólogo.

A ideia do trabalho na área de psicologia para muitas pessoas é envolta em misticismo, como se fosse algo sobrenatural ou mesmo algo que não possuí nenhuma validade ou eficácia, mas é importante que se entenda que a psicologia é uma ciência, ou seja, é fundamentada por conceitos cientificamente comprovados.

E devido a essas crenças entorno da atuação do psicólogo alguns mitos surgiram com o tempo, e vou falar sobre os 3 principais ou os mais comuns.

O 1° Mito é “Eu não preciso de psicólogo já tenho meus amigos”:

Isso é um completo engano, o seu amigo não é seu psicólogo, ele pode sim dar um apoio emocional e te fazer se sentir melhor com isso, mas isso não é nem de longe o real trabalho do psicólogo.

Claro que o acolhimento faz parte do trabalho do psicólogo, a empatia é uma característica fundamental para alguém que trabalha nessa área, temos que ser capazes de nos colocar no lugar do outro e ver as coisas como ele vê e entender o porque ele vê dessa forma.

Mas existem algumas diferenças bem marcantes, como a preparação realizada ao longo de 5 anos de graduação, com dezenas de livros e métodos científicos que são ensinados durante esse curso, para que assim sejamos capazes de efetivamente auxiliar nossos clientes, além de sermos após formados fiscalizados pelos Conselhos de Psicologia, como uma forma de manter a qualidade do trabalho e a ética profissional.

Junto com isso vem a capacidade de ser imparcial e ausente de julgamentos, ou seja, um psicólogo jamais vai interferir diretamente em uma escolha do cliente e nem julga-lo por essas escolhas, e uma responsabilidade profissional fundamental é o Sigilo Profissional, sendo assim o profissional não pode nunca compartilhar o que lhe foi dito durante uma sessão sem a autorização do cliente.

Já o 2° Mito é “Eu não vou pagar alguém para conversar comigo”:

Muitas pessoas pensam que o trabalho do psicólogo se resume a uma conversa, mas não é verdade, o profissional dessa área não está ali apenas para conversar com você, mas sim para te auxiliar a encontrar recursos que você muitas vezes não percebe que possuí, e como utilizar esses recursos para resolver questões e desafios da sua vida que até então pareciam não ter solução.

E o 3° Mito e que é muito comum de ser ver por aí é “O psicólogo vai resolver meus problemas”:

Isso não é verdade, o psicólogo não recebe um manual de como resolver os problemas das pessoas, pois as pessoas são diferentes e encaram os desafios da vida de formas diferentes, o profissional ele vai te auxiliar a ver as coisas de formas diferentes e você vai encontrar a maneira de solucionar essas questões.

O mérito da mudança e do sucesso da terapia é do cliente, o psicólogo está ali para auxilia-lo, mas quem realmente encontra as soluções e realiza as mudanças necessárias para uma vida melhor é o próprio cliente.

Neste vídeo abaixo eu falo um pouco mais sobre O que é a Psicologia e sobre esses 3 grandes mitos sobre a área: