Tenho certeza que você já se perguntou o quanto seria bom ter um maior domínio sobre sua mente e suas emoções!

por-que-a-programacao-neurolinguistica-pnl-pode-melhorar-a-sua-vida

Se eu lhe disser que isso é totalmente possível, simples e mais fácil do que você imagina? Não digo isso no sentido de se tornar um “Robozinho”, mas que você pode compreender o motivo de repetir determinados comportamentos ou de se deixar tomar por determinadas emoções que te prejudicam.

Posso te dizer ainda mais, você pode ter a capacidade de desenvolver comportamentos e emoções mais adequados e eficazes para te levar a alcançar seus objetivos e ter uma vida com ainda mais qualidade!

O quanto sua vida poderia ser ainda melhor e mais plena se você pudesse simplesmente escolher ter melhores comportamentos e sentimentos agora?

Isso é a Programação Neurolinguística, conhecida como PNL, ao contrário do que muitos pensam não tem nenhuma relação com programar pessoas, cérebros ou pensamentos, não é um processo de robotização das pessoas.

A PNL pode ser definida como o estudo dos padrões (“Programação”) criados devido à interação entre Cérebro, Linguagem e Corpo. Esse processo cria as estruturas das experiências (O que vemos, ouvimos, sentimos, pensamos etc.) de forma subjetiva, essas estruturas são efetivamente o que constituem esses padrões.

Podemos definir essa “programação” como a forma com que você interpretou e entendeu determinados acontecimentos ou situações da vida, por exemplo, se você tem medo de um determinado animal, possivelmente em algum momento você teve uma experiência que o fez acreditar e criar essa “programação”, onde ficou estabelecido que sentir medo naquela situação era importante para manter-se em segurança.

A PNL foi criada através da ideia de que ao observar comportamentos ou sentimentos, separando-os em partes, podemos perceber qual é o seu padrão, ou seja, qual é o processo do seu funcionamento, e dessa forma podemos descobrir como interromper ou modificar esse padrão, substituindo essa antiga “programação” por algo mais eficaz ou saudável, ou até mesmo, podendo copiar um comportamento eficaz que outra pessoa realiza com excelência, o que chamamos de “modelagem”.

Essa “modelagem” marcou o inicio da PNL, quando Richard BandlerJohn Grinder começaram a modelar pessoas que tinham resultados extraordinários com seus pacientes como Virginia Satir (Terapeuta Familiar Sistêmica), Milton Erickson (Médico psiquiatra e Hipnoterapeuta) e Fritz Perls (Criador da Gestalterapia), e através desses modelos passaram a desenvolver as técnicas e métodos da PNL.

Nesta área trabalhamos com alguns pressupostos, alguns conceitos, que norteiam nossa prática:

  • As pessoas agem de acordo com a sua interpretação da realidade, e não com a realidade propriamente dita.
  • As pessoas são “Responsáveis” (Capazes de responder), não são vitimas do que lhes acontece, tendo sempre a possibilidade de escolha.
  • Processam todas as informações através dos seus sentidos.
  • Mente e Corpo compõe um sistema, um afeta o outro inevitavelmente.
  • As pessoas fazem as melhores escolhas que podem naquele momento.
  • Todo comportamento ou ação tem uma utilidade, e sempre possuem uma intenção positiva.
  • As pessoas têm todos os recursos de que precisam e sempre podem desenvolver novos recursos.
  • Sempre há comunicação, não existe “não se comunicar”.
  • O significado da comunicação não é simplesmente aquilo que se pretende, mas também a resposta que se obtém.
  • Não existem fracassos, apenas aprendizados.

Como surgiu há mais de 40 anos, e por adotar uma ideia construtivista, ou seja, que o conhecimento nunca está completo, mas sempre em construção, a Programação Neurolinguística foi se modificando com o tempo, tornando-se mais sólida, com novas pesquisas, novos modelos e novos métodos, dessa forma adaptando-se as mudanças do mundo e mantendo-se sempre atualizada.

A Programação Neurolinguística (PNL) ao ser utilizada de maneira correta, com ética, seriedade e comprometimento, é uma forma de terapia e aprendizagem que promove grandes mudanças nas pessoas, com resultados eficazes e duráveis, levando-as a ter uma vida muito melhor, mais saudável e equilibrada.