Muito se fala sobre Orientação Profissional nas universidades, escolas e em vários meios de comunicação, mas você realmente sabe o que é e como funciona um processo de Orientação Profissional?

Orientação Profissional Curitiba

Orientação Profissional Curitiba, o que é realmente?

 

A Orientação Profissional é antes de tudo um processo, então não pode ser realizada em uma ou duas horas, ou mesmo em um dia. É um processo de construção de autoconhecimento e de entendimento das áreas pelas quais o cliente demonstra interesses e afinidades.

Normalmente um processo de Orientação Profissional leva em torno de 10 sessões, preferencialmente intervaladas, pois esses intervalos permitem que o cliente tenha mais tempo para construir um conhecimento sólido e realizar todas as tarefas que podem ser solicitadas pelo orientador que o está auxiliando.

Essa área não se resume apenas à escolha profissional propriamente dita, mas também abrange outras funções como uma sensibilização para escolha profissional (preparar as pessoas para realizarem essa escolha mais tranquilamente no futuro), reorientação e planejamento de carreira e para preparação para o vestibular (buscando ensinar o cliente como sofrer menos com o stress pré-vestibular e desenvolver melhores métodos de estudo), entre outras possibilidades oferecidas por esse processo.

Dentro dessa prática, temos como objetivos fazer com que o cliente aprenda mais sobre si mesmo, sobre as áreas pelas quais têm interesse, sobre o mercado de trabalho e a realidade do dia a dia da profissão pela qual se interessa, para que ele entenda realmente o todo que engloba essa escolha, pois a escolha profissional não é simplesmente a escolha de um curso, mas é uma escolha que muitos temem ser para toda a vida.

“Para um adolescente, definir o futuro não é somente definir o que fazer, mas, fundamentalmente, definir quem ser e, ao mesmo tempo, definir quem não ser.” (Bohoslavsky)

Mas como funciona? Para esse processo nós utilizamos técnicas, dinâmicas e testes psicológicos para auxiliar a pessoa a explorar suas habilidades, potencialidades e interesses. O objetivo é o de facilitar a escolha do caminho profissional, ou seja, um orientador profissional nunca dirá para o cliente o que ele deve fazer, mas será um guia, auxiliando-o a encontrar esse caminho com as próprias pernas, de uma maneira consistente e segura.

Mas qualquer um pode ser um Orientador Profissional?

É importante que você procure Orientadores que possuam formação e capacitação na área de Orientação Profissional, para que esse trabalho seja realizado com a melhor eficácia possível.

Em Curitiba existem algumas instituições que realizam esse tipo de formação e podem te dar mais detalhes sobre profissionais realmente capacitados. E nunca acredite em métodos de “testagem”, onde aplicando um ou dois “testes vocacionais” eles dizem ter a resposta sobre o que você deve fazer ou não profissionalmente.

Como Encontro um Orientador Capacitado na minha cidade?

A maneira mais fácil pode ser a utilização da internet e das redes sociais para procurar profissionais na sua cidade. Depois é importante que você verifique se ele realmente tem as certificações e formações das instituições que ele diz ter. Eu, por exemplo, atuo em Curitiba e tenho formação em Orientação Profissional e Planejamento de Carreira pelo Portal Vocacional, o que pode ser verificado nesse link:

http://www.portalvocacional.com.br/orientadores2.php?profissional=140.

Deseja agendar uma sessão ou pedir mais informações? Então entre em contato pelo email contato@michelmansur.com.br ou pelo telefone (41) 9527-1186.