Você certamente já ouviu alguma vez: “Eu sou psicólogo dos meus amigos” ou “No meu trabalho eu sou um pouco psicólogo”, mas será que é verdade?

melhores-amigos

O que é a Psicologia e como funciona a sua formação?

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e as funções mentais, com o objetivo de entender como a mente humana funciona, e como isso influência nossos comportamentos, seja individualmente ou em grupos.

A formação em psicologia é complexa, a graduação na área tem duração média de 5 anos, e durante o curso o aluno adquire conhecimento em diversas áreas como: Anatomia, filosofia, sociologia, desenvolvimento humano, teorias da personalidade e do comportamento, abordagens psicológicas, psicopatologia, entre muitas outras. Isso tudo porque para entender como e porque o ser humano se comporta de determinada forma, precisamos entender como ele funciona na sua totalidade, seja física ou mentalmente.

Mas isso significa que depois que terminamos a faculdade estamos prontos? De maneira alguma, após terminar a graduação o psicólogo escolhe a área que ele mais se identifica e inicia uma série de formações complementares para poder atuar da melhor forma possível nessa área, essas formações são compostas por diversos cursos, congressos, pós-graduações, até mestrados e doutorados.

Mas além da formação existem outras características que diferenciam o Psicólogo de outros profissionais ou de um amigo:

  • O Sigilo Profissional: somos obrigados a guardar de forma sigilosa toda a informação dividida conosco em uma sessão, ou seja, não podemos contar nada do que nos é dito para ninguém.
  • O psicólogo é fiscalizado por um Conselho Profissional e precisa seguir um Código de Ética desenvolvido para garantir a qualidade do atendimento e proteger o cliente.
  • A ausência de julgamento e a imparcialidade: não temos uma história de vida com o cliente como seus amigos e pessoas próximas têm, então não fazemos julgamentos diante das situações e fazemos análises imparciais dos acontecimentos, o que dá ao cliente uma maior liberdade para falar do que está acontecendo de forma honesta e aberta.
  • Somos treinados e preparados para ouvi-lo. O psicólogo aprende e aperfeiçoa durante sua formação e sua vida profissional diversas técnicas para compreender e analisar o que está sendo dito.
  • Nunca vamos te dizer o que você deve ou não fazer. O psicólogo não é dono da verdade e não atua como uma máquina de resolver problemas. Nós somos guias. Nós o guiaremos e o auxiliaremos pelas diversas possíveis soluções para suas questões, mas quem realmente resolverá o problema e fara as escolhas é você.

De psicólogo todo mundo tem um pouco? Na verdade, não. Um psicólogo é um profissional devidamente treinado e fiscalizado, que tem como objetivo melhorar a vida de seus clientes, auxiliando-os a resolverem as questões que os incomodam.

Você chamaria um “meio-engenheiro” para construir um prédio ou um “meio-médico” para fazer uma cirurgia cardíaca? Então porque confiar suas questões emocionais que podem tanto atrapalhar sua vida a um “meio-psicólogo”?

Por isso sempre procure profissionais sérios e devidamente preparados, pois só assim conseguirá resultados satisfatórios e uma real melhoria na sua qualidade de vida.